NÃO ACHOU O QUE PROCURA

NÃO ACHOU O QUE PROCURA, PESQUISE AQUI EM BAIXO:

Não achou o que procura, pesquise Aqui!

anuncio horizontal

Dicas de segurança para sua moto

Segurança: dicas para evitar roubos e furtos de automóveis e motos




Por: Cintia Lucas

06/10/06 - 13h42

InfoMoney



SÃO PAULO - Além da preocupação quanto à prevenção de acidentes no trânsito, é importante que motoristas e motociclistas atentem para a questão da violência urbana. Cuidados cotidianos podem diminuir a chance de se tornarem vítimas de criminosos.



Isso vale para todo o grupo, inclusive para quem tem o veículo segurado, o que significa que, em caso de extravio, haverá restituição. Isso porque, além dos prejuízos materiais e do transtorno burocrático que enfrentará, a própria vida da pessoa pode ser colocada em risco.



Cuidados para motociclistas

Pela própria estrutura da moto, seus condutores estão mais vulneráveis fisicamente que motoristas de carros, o que significa que é preciso responsabilidade redobrada nesse sentido. Andar em grupos, por exemplo, é uma boa dica, já que diminui as chances de o motociclista ser abordado por criminosos.



A atenção à manutenção e ao tanque de combustível são imprescindíveis: assim, o motoqueiro evita imprevistos que o obriguem a parar em locais e horários perigosos.



Quando estacionada, a moto deve ser travada e o capacete, preso a ela. Alarme para moto também é uma boa pedida, uma vez que chamam a atenção das pessoas ao redor em caso de tentativa de assalto.



Recomendações para motoristas

No caso dos motoristas de automóveis, uma das dicas é ficar atento a golpes. Quando algum objeto atinge o carro, o pneu fura, outra pessoa na pista precisa de ajuda ou acontece algum imprevisto que obrigue o condutor a parar, a recomendação é não fazê-lo de imediato.



Antes de estacionar para verificar o estrago, o motorista deve dirigir com cuidado até um local movimentado e iluminado, para evitar a ação de oportunistas. Quanto ao socorro a terceiros, se o lugar for deserto e suspeito, deve-se ligar para a polícia (190) e solicitar ajuda.



Durante a noite, ficar do lado direito da pista é mais favorável na hora de parar em semáforos. Assim, fica mais difícil de estranhos abordarem o motorista, que fica do lado esquerdo, de surpresa. As janelas devem estar fechadas, as portas trancadas, e a marcha, engatada.



PM: ocorrência de assaltos caiu

A boa notícia é que, segundo estatísticas da Polícia Militar, as ocorrências de roubos de veículos caíram 8,94% na Grande São Paulo no segundo trimestre de 2006 (de julho a setembro), em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de furtos, na mesma comparação, caiu 11,85%.



Apesar dos bons números, porém, vale observar que o total de automóveis roubados na região nesses três meses foi de 4.693 mil e os furtados somaram 4,325 mil. Cerca de 9 mil carros ao todo, o que dá uma média de 3 mil carros por mês. Já pensou se fosse o seu?